segunda-feira, 19 de setembro de 2011

WORK 4A

MAD HEROES IN SECOND LIFE!
Um grande projeto de foto realizado no SL, com vários personagens e uma cena bem "incomum" dos nossos Heróis
Clique aqui para ler a matéria Completa...




Olá, antes de começar este Making-of, eu quero agradecer a todas as pessoas que participaram deste projeto confiando, apoiando e dando idéias novas com muito bom humor e e profissionalismo.

Personagens:
Mulher Gato - Jaay Tiratzo
Estrela Safirah - Debora Evanier
Super Girl - Priscila Balog
Power Girl - Tytinha Briana
Hera Venenosa - Lee Quinina
Canario Negro - Debora Stine
Venom - Filipevista Ferraris
Tocha Humana - Anderson Toll
Coringa - Reynanrey Caballero
Surfista Prateado - Boto Orfan
Lanterna Verde - não autorizado
The Flash - Reynanrey Caballero
Dr. Manhattan - Reynanrey Caballero
Homem Invisível - Reynanrey Caballero

Colaboradores 3D: Luiz Eduardo e Caio.
Este projeto em questão foi um dos mais complexos que ja realizei (dentro do second life) por reunir uma quantidade grande de avatares com estilos totalmente diferentes, por outro lado eu me diverti muito realizando este projeto, por aprender mais de cada herói ou vilão no qual eu trabalhei, enfim foi um projeto interessante!
Ao longo desse "Making-of" vou mostrar as fantasias originais que foram compradas pelas pessoas que participaram desse projeto, que usei como base para a criação dos mesmos.
Infelizmente o SL não tem boas lojas de fantasias (se alguém souber por favor me informe)
por este motivo a complexidade foi maior, devido as fantasias apenas "lembrar" os personagens ainda sim faltava um "algo a mais" para dar vida as fantasias pois os avatares já eram ótimos respectivamente aos seus donos.
Este projeto foi realizado com 99% DE PHOTOSHOP, apenas 1% é 3D, devido a complexidade de recriar um objeto em questão que mostrarei a seguir.
Quero apenas resaltar que isso NÃO é um tutorial, é apenas um PASSO-A-PASSO para curiosos e pessoas que precisam de uma "idéia" ou algo assim :)
PASSO 1:
Em primeiro lugar um dos grandes problemas de se realizar um projeto deste tamanho é a quantidade de pessoas envolvidas, é óbvio que você tem que levar em consideração que ninguém vai ficar disponível 24 horas por dia para você apenas para criar as poses, isso é um processo demorado e cansativo, ainda mais por que a cena em questão não existe em nenhum lugar, todas as poses são criadas na hora e de improviso, tenho apenas uma idéia de juntar as pessoas e como eu quero que fique o resultado final, pensando nessa etapa demorada e sabendo que ninguém vai ficar disponível o tempo todo, eu usei PUPPETS (bonecos referencias para poses).
A cada pose criada, eu precisei usar uma referencia humana no lugar para ter noção da posição dos membros:

PASSO 2:
Depois das poses e referencias humanas criadas, chegou a hora de reunir o pessoal para fazer a foto (a foto de imediato foi feita sem 2 personagens porque resolvi adicionar eles depois).


PASSO 3:
As fotos foram feitas separadamente para ter um maior controle de cada personagem em especifico.

PASSO 4:
Após esse processo de fotografas todos os avatares, a brincadeira realmente começa :)
Agora daqui pra frente no photoshop, eu comecei o processo de criação da base da foto, eu pensei em algo "urbano" bem ao estilo das grandes cidades que é onde as histórias de heróis acontecem.
Lembrando que NÃO É 3D, é apenas Photoshop (criação da base e texturização)


Se reparar no estilo do beiral do Terraço do prédio criado, com o beiral referencial feito em Prims no SL vai ver que são iguais, essa é uma boa dica para quem quer CONSTRUIR CENARIOS, sempre use bases referenciais, isso ajuda a você não se perder ou fazer alguma simetria incorreta em relação avatar/ambiente.
PASSO 5:
O próximo passo foi colocar os personagens e CARACTERIZAR cara um devidamente com a sua aparecia, pra não ficar extremamente longo esse "making-og" vou colocar em video que falam mais que mil palavras...

Ok, após o vídeo demonstrando como os personagens foram inseridos e as diferenças gritantes entre Original/Caracterizado, vou mostrar uma coisinha bem legal (ao meu ponto de vista) são as Layers, muita gente me pergunta se as fotos que faço dão muito trabalho, se uso muitas layers, bem... nunca mostrei isso antes, mas este projeto vou dar uma idéia do que foi feito (não estão nem a metade de todas as layers aqui) mas já da pra ter uma base de como é, e alguns dados para curiosos de plantão ;)


REFERENCIAS:
Eu comentei acima que esse projeto foi realizado 99% em Photoshop e apenas 1% em 3D certo? pois bem essa etapa foi a cabeça do personagem VENOM (caracterizado por Filipevista Ferraris) que por seu nível alto de complexidade precisei recorrer a um modelo 3d simples (NÃO RENDERIZADO) ou seja, sem texturas como mostra a imagem a baixo:

Modelo da cabeça Venom feito por CAIO SÉSAR.
Apenas usei o modelo em 3D, as cores, texturas, e a "aparente renderização" nada mais é que PINTURA DIGITAL feita também no photoshop (uma dica para quem gosta de personalizar tudo) ^^
REFERENCIAS:
Outra peça que faz parte desses "1%" de 3D é a MASCARA da ESTRELA SAFIRA, encontramos dificuldades para encontrar uma mascara legal para nossa personagem no processo de vestimentas (caracterizada por Debora Evanier) então o design LUIZ EDUARDO fez um modelo exclusivo para usarmos na produção, o modelo foi feito em Blender e já foi texturizado, agilizando ainda mais o processo :)



INFORMAÇÕES:
* Este projeto eu usei exatamente 825 Layers feitas 1-a-1
* O arquivo original ficou com um tamanho de 214Mb (relativamente grande para imagens consideradas pequenas de second life)
DICAS:
Um ponto importante quando se trabalha com arquivos com essa complexidade é o computador que você usa. Sempre dizem que MAC são os melhores para Photoshop (eu concordo) pois eles tem um ótimo desempenho em processamento/memória e video.
Mas em todo o caso muita gente (como eu) não tem MAC por causa do custo que é muito alto, temos que trabalhar com computadores comuns, e um ponto negativo se você quiser trabalhar com um arquivo relativamente grande (não em termos de tamanho em MB) mas em complexidade de filtros, efeitos, e recursos que o próprio photoshop usa quando esta aberto é a memória.

Eu fiquei surpresa quando ví o consumo de memória para este projeto, eu costumo ver um consumo elevado quando trabalho com imagens para impressão de Outdoors ou Banners, mas nunca para imagens de second life, então uma dica se você for realizar algum projeto grande é ter um bom computador, não precisa ser um MAC, apenas um PC bom você consegue trabalhar sem nenhum problema.
Eu uso e recomendo um i7 (6 nucleos) com 8Gb de memória e uma placa de video 9800GTX de 1Gb é mais que o suficiente para que o computador NÃO TRAVE durante seu projeto e ainda permita você executar muitas outras funções como ouvir musica, ficar no msn, ver videos idiótas no youtube ou até mesmo ficar conectado no second life tudo ao mesmo tempo :)

MUITO OBRIGADAe até breve com mais um MAKING-OF sobre second life ;)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hello Debora, lucky me found your blog that shows us the way you created your awesome pictures. I was always so curious to get known about how you created that scenes. Thanks a lot for the detailed lessons about creating them. My favorites are the Mad Heroes and Tribing in Public. Love the little cute details you place in your pictures. It let people watch a picture much longer for finding every detail :-) Thanks a lot again and good luck for you Debora!

    ResponderExcluir
  3. rafael grande broome27 de maio de 2012 às 16:09

    porra vc eh foda mulher show de bola

    ResponderExcluir